domingo, março 13, 2022

Ron Miles (1963 - 2022)

Lançado no outono de 2020, Rainbow Sign foi o seu primeiro álbum na etiqueta Blue Note. E também o último da notável discografia do trompetista, cornetista e compositor americano Ron Miles: faleceu no dia 8 de março, na sua casa de Denver, Colorado, vítima de um raro cancro no sangue — contava 58 anos.
Com uma sensibilidade jazzística indissociável de uma apurada formação clássica, publicou Distance for Safety em 1987, primeiro de um conjunto de 12 álbuns gravados em nome próprio; o seu nome surge também como colaborador de muitos outros registos, nomeadamente do quarteto de Bill Frisell. A sua música possui a variedade, e também a capacidade de invenção, de uma sensibilidade capaz de integrar a herança dos clássicos sem menosprezar, antes pelo contrário, a possibilidade de cruzamentos com os mais diversos domínios, incluindo a pop e o rock. Desde a década de 1990, deu aulas na Metropolitan State University of Denver, instituição em que veio a dirigir o programa de Estudos de Jazz.
Na ficha de Rainbow Sign encontramos alguns dos seus colaboradores mais frequentes: Bill Frisell (guitarra), Jason Moran (piano), Thomas Morgan (contrabaixo) e Brian Blade (bateria) — do respectivo alinhamento, aqui fica o tema The Rumor. Em baixo, podemos ver e escutar Ron Miles, com Joshua Redman (saxofone), Scott Colley (contrabaixo) e Brian Blade (bateria), na edição de 2017 do festival Jazz in Marciac, interpretando Unanimity, tema que viria a integrar o seu álbum Still Dreaming (Nonesuch, 2018).




>>> Obituário na JazzTimes.
>>> Concerto publicado pela NPR (20 março 2009), com Bill Frisell (guitarra), Reginald Veal (contrabaixo) e Matt Wilson (bateria).