domingo, janeiro 30, 2022

Swallow: uma tragédia no feminino

Haley Bennett: que ideias habitam o meu corpo?

Espantosa estreia na realização: Carlo Mirabella-Davis filma Swallow num território que podemos aproximar de David Cronenberg, embora possuindo uma identidade própria, sem imitações pueris — este texto foi publicado no Diário de Notícias (28 janeiro).

No filme Swallow (subtítulo português: Distúrbio), porque é que Hunter, personagem interpretada pela meticulosa Haley Bennett, olha fixamente para um berlinde? Porque vai... engoli-lo. Sofre do síndrome de pica (transtorno também designado por alotriofagia) que se manifesta pela compulsão de ingerir objectos ou substâncias não alimentares — tal condição vai necessariamente afectar de forma dramática a sua existência, até porque essa compulsão não se contém face a objectos ainda mais agressivos, pontiagudos ou cortantes.
Descrever esta espantosa estreia na realização de Carlo Mirabella-Davis (também autor do argumento) como um “estudo psicológico” será adequado, mas manifestamente insuficiente. Há em Swallow a intensidade perturbante de uma tragédia no feminino vivida num universo de ilusório bem-estar e harmonia, subitamente abalado pela verdade intratável do corpo e dos desejos que o podem habitar. No limite, Hunter é uma personagem assombrada por essa verdade e pelo seu mapa carnal, tanto mais que a sua história não é estranha a uma angustiada gravidez. Lembramo-nos de alguns filmes de David Cronenberg, mesmo se a controlada depuração do trabalho de Carlo Mirabella-Davis não copia ninguém.