terça-feira, dezembro 28, 2021

To Google or not to Google

Uma humanidade global... Mas, afinal, quais são os factores ou valores que nos definem enquanto indivíduos pertencentes a uma globalização?
A pergunta deixou de ser uma curiosidade sociológica. Em boa verdade, transformou-se num teste de identidade — permamente, premente, apresentado e vivido como revelador dessa globalização sem alternativa.
É essa a "mensagem" do sofisticadíssimo video (aqui em baixo) que este ano, mais uma vez, a Google produziu para resumir o ano enquanto procura de palavras — Year in search 2021. Mais do que isso: no respectivo site podemos consultar todas as variações mês a mês, dos temas que procurámos na Net. Descobrimo-nos, assim, não exactamente como utilizadores de um motor de busca, antes intérpretes da sua redentora inventariação do mundo.
A globalização talvez seja apenas um sistema de circuitos que trabalha, não tanto para conhecer o mundo, antes para o definir como uma paisagem virtual de trocas infinitas — e da felicidade prometida no facto de as poder fazer.