sábado, novembro 27, 2021

Stephen Sondheim (1930 - 2021)

24 novembro 2015
— Stephen Sondheim recebe de Barack Obama
a Medalha Presidencial da Liberdade

Génio do musical, Stephen Sondheim faleceu no dia 26 de novembro, na sua casa, em Roxbury, Connecticut — contava 91 anos.
Para os cinéfilos, a sua assinatura destaca-se, inevitavelmente, com West Side Story (1961), musical estreado na Broadway em 1957, para o qual apenas escreveu os versos, sendo a partitura assinada por Leonard Bernstein. Sem esquecer, claro, que o seu único Oscar foi ganho com a canção Sooner or Later (I Always Get My Man), interpretada por Madonna em Dick Tracy (1990), de Warren Beatty.


Em todo o caso, na maior parte dos seus trabalhos, Sondheim assinou música e lírica. Eis algumas referências emblemáticas da sua obra:
West Side Story: filmado por Robert Wise e Jerome Robbins (encenador da estreia na Broadway), tem uma nova versão assinada por Steven Spielberg [estreia: 8 dezembro].
Gypsy: musical de 1959 baseado nas memórias da bailarina de striptease Gypsy Rose Lee, é outro dos poucos casos em que Sondheim não foi o compositor (seria Jule Styne); foi adaptado ao cinema em 1962, com direcção de Mervyn LeRoy e Natalie Wood no papel central.
Company: estreado em 1970, invulgar pela sua complexidade narrativa e também pelo facto de integrar de forma subtil personagens heterossexuais e homossexuais; no mesmo ano, D. A. Pennebaker registou as gravações do elenco num documentário também intitulado Company.
A Little Night Music: o musical de 1973 inspira-se em Sorrisos de uma Noite de Verão (1955), de Ingmar Bergman, tendo sido levado ao cinema em 1977, com direcção de Harold Prince.
Sweeney Todd: a história do barbeiro assassino é, provavelmente, a peça de Sondheim mais vezes levado aos palcos — surgiu em 1979, tendo sido filmada em 2007, por Tim Burton.


Além do filme de Spielberg, Richard Linklater está a trabalhar numa outra adaptação de uma obra de Sondheim, Merrily We Roll Along (estreado em 1981), ainda sem data de estreia anunciada.
O seu legado envolve a releitura e recriação das matrizes clássicas do musical, rasgando novas possibilidades dramáticas e narrativas — os seus efeitos na história dos palcos, e também na relação do cinema com as matérias musicais, definem a modernidade de um género.

>>> Obituário na NPR.
>>> Stephen Sondheim no Internet Broadway Database.