segunda-feira, setembro 20, 2021

José-Augusto França (1922 - 2021)

[ Wook ]

Nome central na história das artes e nas aventuras do pensamento sobre as artes em Portugal, José-Augusto França faleceu no dia 18 de setembro na localidade francesa de Jarzé, perto de Angers — contava 98 anos.
Começou como crítico de cinema, aos 18 anos, no jornal O Diabo — é, aliás, autor de um clássico da análise cinematográfica, Charles Chaplin, o Self-Made-Myth, originalmente publicado em francês, em 1954. Momento chave na sua trajectória artística e crítica seria, em finais da década de 40, o envolvimento com o Grupo Surrealista de Lisboa. O seu precioso legado está contido em muitas dezenas de publicações críticas, incluindo O Essencial sobre Pablo Picasso, Diálogo entre o Autor e o Crítico e O Retrato na Arte Portuguesa, além de diversas incursões pelo domínio da ficção, de Natureza Morta a A Guerra e a Paz.
Este é o registo da passagem de José-Augusto França pelo programa Câmara Clara (RTP), à conversa com Paula Moura Pinheiro no dia 18 de novembro de 1922, dois dias depois de ter completado 90 anos.


>>> Obituário no Diário de Notícias.
>>> José-Augusto França no site da Fundação Gulbenkian.

>>> Registo de um debate, promovido pelo Centro Nacional de Cultura, em 1990, sobre a Exposição do Mundo Português de 1940, com moderação de José-Augusto França.