terça-feira, fevereiro 23, 2021

Daft Punk — The End

1993-2021: eis as datas de um obituário artístico — referência central na história da música electrónica das últimas décadas, os Daft Punk anunciaram o seu desmembramento [Rolling Stone]. O duo francês — Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter — coloca assim um ponto final numa trajectória de enorme sucesso comercial e impacto artístico.
Na discografia oficial dos Daft Punk, encontramos quatro álbuns de estúdio: Homework (1997), Discovery (2001), Human After All (2005) e Random Access Memories (2013). A sua concepção e difusão foi sempre acompanhada de uma elaborada iconografia de que as máscaras metalizadas de Homem-Cristo e Bangalter constituem o símbolo mais forte. Seduzidos pelo cinema, conceberam e realizaram Electroma (2006), tendo também composto a banda sonora de TRON: O Legado (2010), de Joseph Kosinski.
A despedida oficial foi feita, precisamente, através de um extracto de Electroma, aqui reproduzido; em baixo, Around the World, do álbum de estreia, em teledisco realizado por Michel Gondry, e Derezzed, de TRON: O Legado.