quarta-feira, janeiro 06, 2021

Washington, 6 de janeiro de 2021

[ FOTO: Saul Loeb/AFP — Libération ]

* Reproduzida no Libération (e noutros jornais de todo o mundo), esta é uma das fotografias mais perturbantes da invasão do Capitólio, em Washington, neste dia 6 de janeiro de 2021.

* Nela podemos ver um homem (talvez uma mulher), usando um boné com a frase "Keep American great", numa secretária de um gabinete do Capitólio. Com uma bandeira dos EUA encostada ao ombro, tem na boca aquilo que parece ser um boquilha com um cigarro, segurando na mão esquerda um telemóvel que estará a escutar.

* A imagem é reveladora de um total, totalmente obsceno, alheamento do simbolismo político do espaço que invadiu. Há na sua pose a mais absoluta indiferença, não exactamente por quem ocupa aquele gabinete, mas pela própria existência de estruturas políticas que o integram. Sem mais, a não ser a bizarria de estar ali, protagonizando o nada, porventura conseguindo um instantâneo capaz de lhe trazer muitos apoios "sociais" — ou como o niilismo deixou de ser uma filosofia para se transformar na pueril negação de qualquer possibilidade de pensamento.