domingo, janeiro 17, 2021

Phil Spector (1939 - 2021)

Músico e produtor musical, criador de invulgar talento experimental, personalidade das mais influentes na história da pop, o americano Phil Spector faleceu no dia 16 de janeiro, em Stockton, Califórnia, de causas naturais — contava 81 anos.
Spector estava preso, a cumprir uma pena de 19 anos, aplicada em 2009, pelo assassinato da actriz Lana Clarkson, em 2003. Na altura do julgamento — tratado, em registo ficcional, numa produção da HBO, Phil Spector (2013), com Al Pacino, escrita e realizada por David Mamet —, estava à muito retirado. O essencial do seu trabalho, tanto em termos práticos como no plano mitológico, situa-se nas décadas de 1960/70. Eis alguns pontos de referência:
The Teddy Bears: fundado em 1958, foi o primeiro grupo de Spector (guitarra, voz), símbolo exemplar dos primórdios do universo pop — grande sucesso: To Know Him Is to Love Him;
Be My Baby: lançada em 1963, a canção do trio feminino The Ronettes, produzida por Spector, é um exemplo cristalino de cruzamento pop e R&B, constituindo também um dos emblemas mais perfeitos do seu lendário 'Wall of Sound' — uma prática de exponenciação das qualidades de uma canção através de sofisticadas manipulações de estúdio;
A Christmas Gift for You from Phil Spector: com data de 1963, ficou como um dos modelos exemplares da arte de Spector, sendo também um álbum central na discografia da editora Philles, por ele fundada, com Lester Sill, em 1960: entre os seus temas, incluem-se White Christmas, por Darlene Love, e Santa Clause Is Coming to Town, por The Crystals;
Let it Be: é uma das suas mais célebres proezas, e também das mais polémicas; em tempo de desmembramento dos Beatles, aquele que seria o seu derradeiro álbum de estúdio foi remisturado por Spector, suscitando várias discordâncias (sobretudo de Paul McCartney), mas é um facto que, durante décadas, foram as suas misturas que simbolizaram o capítulo final do quarteto de Liverpool — uma edição mais próxima das ideias originais da banda surgiu em 2003, com o título Let It Be... Naked.
Death of a Ladies' Man: Spector compôs e produziu o quinto álbum de estúdio de Leonard Cohen, lançado em 1977, por certo uma das suas contribuições mais singulares para quem, depois dos Beatles, ficou também ligado a diversos trabalhos de John Lennon, George Harrison, Yoko Ono e The Ramones. 

>>> To Know Him Is to Love Him, The Teddy Bears.

>>> Be My Baby, The Ronettes.
>>> Santa Clause Is Coming to Town, The Crystals.

>>> The Long and Winding Road: versão da edição original, remasterizada em 2009 + versão da edição Let It Be... Naked, remasterizada em 2013.

>>> Death of a Ladies' Man, Leonard Cohen.

>>> Trailer do telefilme Phil Spector.

>>> Obituário na NPR.
>>> Site oficial de Phil Spector.
>>> Tearing Down the Wall of Sound, livro de Mick Brown (Penguin).