domingo, abril 26, 2020

Shirley Knight (1936 - 2020)

Grande senhora do teatro e do cinema dos EUA, Shirley Knight faleceu de causas naturais, no dia 22 de Abril, em San Marcos, Texas — contava 83 anos.
A sua formação passou pelo Herbert Berghof Studio e também pelo Actors Studio, que acabou por integrar de forma vitalícia — Erwin Piscator e Lee Strasberg foram alguns dos seus mestres. Presença regular na televisão a partir de meados da década de 50, afirmou-se no cinema através de dois títulos que lhe trouxeram outras tantas nomeações para o Oscar de melhor actriz secundária: Escuro no Cimo das Escadas (1960), de Delbert Mann, e Corações na Penumbra (1962), de Richard Brooks, ambos baseados em textos teatrais, respectivamente de William Inge e Tennessee Williams.
Distinguido-se pela intensidade emocional das suas composições, passou por alguns títulos marcantes das transformações dos anos 60/70, incluindo O Grupo do Colégio (1966), de Sidney Lumet, Dutchman (1966), de Anthony Harvey, que lhe valeu um prémio de interpretação no Festival de Veneza, Petulia (1968), de Richard Lester, e Chove no Meu Coração (1969), maravilhoso drama intimista de Francis Ford Coppola, porventura a referência mais injustamente subvalorizada da sua filmografia (título original: The Rain People). A partir da década de 70, são os títulos televisivos que predominam na sua trajectória; ganhou um Globo de Ouro de melhor actriz secundária em mini-série ou telefilme com O Silêncio dos Acusados (1995), de Mick Jackson. No cinema, entre os seus trabalhos finais, destacam-se Melhor É Impossível (1997), de James L. Brooks e As Vidas Privadas de Pippa Lee (2009), de Rebecca Miller.

>>> Trailer de Corações na Penumbra.


>>> Contracenando com Helen Hunt em Melhor é Impossível.


>>> Obituário em The Los Angeles Times.