quinta-feira, março 12, 2020

O COVID-19
e a multidão de Carcavelos

1. Esta foto, da autoria de Paulo Spranger, está numa notícia do Diário de Notícias: no mesmo dia em que a Organização Mundial de Saúde declarou que o surto do COVID-19 atingiu o nível de pandemia, a praia de Carcavelos registou uma enchente.

2. Dir-se-ia uma sinistra comédia do absurdo: vivemos uma conjuntura em que as grandes concentrações são liminarmente desaconselhadas, mas há uma multidão capaz de encher o areal de Carcavelos. O facto de a suspensão das aulas em muitos estabelecimentos de ensino ser um dos factores que pode ajudar a "explicar" tão irracional ajuntamento apenas reforça a crueldade do absurdo.

3. Fica uma evidência trágica: na sociedade da informação em que (se diz que) vivemos, nem mesmo a sobrecarga mediática (sobre o COVID-19, justamente) leva muitos cidadãos a parar para pensar — e, sobretudo, pensar a sua responsabilidade social. Por alguma razão, a expressão "redes sociais" se transformou em signo da nossa desresponsabilização colectiva — o "social" passou a ser entendido como o ruído dos circuitos virtuais. O que vemos na imagem não é uma multidão de pessoas, apenas o obsceno esvaziamento de qualquer noção de vida em sociedade.