domingo, março 29, 2020

Mécia de Sena (1920 - 2020)

[FOTO: Fernando Lemos, 1949 — FCG]
Escritora, professora, investigadora, foi também a admirável gestora e divulgadora da obra do seu marido, Jorge de Sena (1919-1978): Mécia de Sena faleceu no dia 28 de Março, em Los Angeles — completara 100 anos a 16 de Março.
Formou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo também o curso do Conservatório de Música do Porto. Foi professora do ensino secundário e, depois do casamento, em 1949, "colaboradora literária" de Jorge de Sena. A morte prematura do marido fez dela a principal guardiã do respectivo espólio, inclusive das cartas trocadas por ambos durante o exílio brasileiro do escritor [Correspondência Jorge de Sena e Mécia de Sena (Brasil, 1959-1965), de Maria Otília Pereira Lage, ed. Afrontamento]. Nas suas palavras cristalinas, a vida do casal fundamentou-se na rejeição do "caminho mais fácil", nessa medida gerando "uma confiança e uma identificação que dificilmente poderão ter paralelo".

>>> Início de uma entrevista de Jorge de Sena, registada na Universidade da Califórnia (Santa Barbara), no dia 4 de Maio de 1978 — Sena faleceu um mês mais tarde.


>>> Obituário no Diário de Notícias.