domingo, março 15, 2020

Lelouch revisita Lelouch

Jean-Louis Trintignant + Anouk Aimée
[1966 + 2019]
Em 1966, Claude Lelouch filmou Um Homem e uma Mulher, com Jean-Louis Trintignant e Anouk Aimée. Agora, em Os Melhores Anos da Nossa Vida, os actores regressam para interpretar as mesmas personagens e celebrar o romantismo — este texto foi publicado no Diário de Notícias (12 Março), com o título 'Memórias nostálgicas de um lendário filme de 1966'.

Vivemos um tempo de muitas nostalgias. E também de futurismos mais ou menos especulativos. Mas apesar da nossa ânsia de perscrutar o futuro — ou talvez por isso mesmo —, a nostalgia ajuda-nos a não deixar morrer as memórias, a reter as lições do tempo que passa.
Acontece agora com um filme tecido a partir de memórias de outro filme. Ou seja: o francês Claude Lelouch, 84 anos, faz Os Melhores Anos da Nossa Vida como um revisitação de Um Homem e uma Mulher, por certo o seu título mais emblemático, e também mais lendário, vencedor da Palma de Ouro de Cannes em 1966.
Em Um Homem e uma Mulher, Lelouch encenava a relação romântica das personagens interpretadas por Jean-Louis Trintignant e Anouk Aimée — ele um piloto de automóveis, ela uma assistente do mundo do cinema, ambos viúvos. Conhecem-se porque a filha dela e o filho dele frequentam a mesma escola, acabando por protagonizar uma convulsiva história de amor.


Em Os Melhores Anos da Nossa Vida, o par regressa, de novo interpretado por Jean-Louis Trintignant e Anouk Aimée — ela visita-o num lar para a terceira idade e o seu reencontro envolve um misto de desencanto e burlesco. Isto porque a passagem dos anos marcou de forma indelével os olhares e os corpos, ainda que a sua relação surja temperada por um desconcertante humor, habitado por um ancestral desejo de viver e partilhar afectos e ideias com o outro.


Apesar da sua imensa filmografia (este é o seu 49º filme), Lelouch fica quase sempre esquecido, para não dizer maltratado, quando se aborda a produção francesa dos anos 60/70. A sua obra, convenhamos, está longe de ter a importância histórica e simbólica dos seus contemporâneos da Nova Vaga (Godard, Truffaut, Rivette, etc.). O certo é que alguns dos seus filmes, a começar por Um Homem e uma Mulher, precisamente, são ilustrações ágeis de um contexto de muitas transformações nos modos de fazer cinema, a começar pela utilização de câmaras mais ligeiras, susceptíveis de gerar ficções marcadas por derivações de carácter documental.
Há, sobretudo, em Lelouch um gosto pelas singularidades dos actores que, a meu ver, neste nosso presente de muitas futilidades digitais, corresponde a um fundamental valor humano. Dito de outro modo: Os Melhores Anos da Nossa Vida [também revelado em Cannes] devolve-nos o prazer de contemplarmos a vulnerabilidade dos intérpretes face a uma câmara. É uma dádiva que Trintignant e Aimée assumem como uma celebração do amor pelo cinema.