terça-feira, janeiro 21, 2020

Uma nova base de dados
sobre o cinema português

A imagem do Real Colyseu de Lisboa, inaugurado em 1887, serve de emblema à notícia da criação, no passado dia 13 de Janeiro, de MEMORIALE, um site de Jorge Leitão Ramos dedicado ao cinema português.
Sempre empenhado na recolha, filtragem e organização de informação sobre os filmes e a história do cinema português (lembro-me bem desse empenho durante a nossa convivência profissional no semanário Expresso), JLR procura, assim, contrariar o nosso desconhecimento da produção portuguesa.
Como ele escreve numa nota de apresentação, trata-se de regressar à origem da própria informação: "Porquê outra base de dados sobre cinema português? Porque todas as que existem são lacunares, sem créditos quanto à origem das informações e, deste modo, de duvidosa confiabilidade. Aqui, procedeu-se a um trabalho de recolha de informação tendo como fonte privilegiada o genérico dos filmes."
Por um lado, nasce, assim, um importante instrumento de consulta sobre as pessoas (realizadores, actores, técnicos, etc.) que fizeram e fazem uma história que, por vezes, tão mal conhecemos. Por outro lado, os filmes são indexados através de elementos muito diversos, nomeadamente fichas técnicas, trailers ou fragmentos, fotografias e dados de bilheteira.
Afinal de contas, não podemos conceber nenhuma forma de alargamento e enriquecimento da relação dos espectadores com os filmes portugueses que não passe por um reforço da informação sobre esses mesmos filmes — MEMORIALE, "obra em permanente construção", como JLR refere, é um contributo didáctico para que isso aconteça, para que isso se possa ir construindo.