quarta-feira, janeiro 22, 2020

Terry Jones (1942 - 2020)

Personalidade multifacetada, da arte da representação à investigação histórica, foi um dos fundadores dos Monty Python: há vários anos sofrendo de uma forma rara de demência [DFT, demência frontotemporal], o galês Terry Jones faleceu no dia 21, em Londres — contava 77 anos.
A sua imagem de marca está ligada ao mundo cómico e absurdo dos Monty Python. Na companhia de Michael Palin (com quem já colaborara em diversos programas de televisão), Eric Idle, John Cleese e Graham Chapman, estes colegas de estudo em Cambridge, e Terry Gilliam, cineasta americano, criou a série de comédia Monty Python's Flying Circus — dela foram produzidos, entre 1969 e 1975, 45 episódios. Viria a ser também uma personalidade determinante na passagem dos Python para cinema, dirigindo os filmes Monty Python e o Cálice Sagrado (1975), A Vida de Brian (1979) e O Sentido da Vida (1983), o primeiro e o terceiro co-assinados com Gilliam. Como argumentista, colaborou em projectos de outros realizadores, nomeadamente O Labirinto (1986), de Jim Henson, com David Bowie e Jennifer Connelly.
O seu interesse pela história, em particular do período medieval, levou-o a escrever vários livros, por vezes utilizando também a televisão para fazer passar uma leitura pouco convencional do passado. Por exemplo, Terry Jones' Medieval Lives (2004), série de oito episódios produzida pela BBC, contraria a visão convencional da Idade Média como um tempo obscuro e intelectualmente pobre.
Em 2014, no espaço The O2, em Londres, os membros dos Monty Python montaram um espectáculo de balanço (transmitido entre nós pelos cinemas UCI), intitulado Monty Python Live (Mostly). Foi um reencontro em palco, depois de um interregno de 34 anos — seria a primeira vez sem Chapman (falecido em 1989), ficando como a última ainda com Terry Jones.

>>> Sketch 'Communist Quiz', do espectáculo dos Monty Python no Hollywood Bowl, em 1982 (Terry Jones interpreta Karl Marx) + trailer de A Vida de Brian.




>>> Obituário na BBC.
>>> Site oficial dos Monthy Python.