domingo, dezembro 29, 2019

Sue Lyon (1946 - 2019)

LOLITA (1962)
Foi a Lolita de Stanley Kubrick: a actriz americana Sue Lyon faleceu no dia 26 de Dezembro, em Los Angeles — contava 73 anos.
A entrada de Sue Lyon na mitologia do cinema deu-se através de um dos títulos mais controversos da produção americana do começo da década de 60: Lolita (1962), a adaptação do romance de Vladimir Nabokov publicado em 1955, centrado na fixação obsessiva de um professor de literatura numa jovem de 12 anos. O célebre cartaz do filme explicitava a perturbante singularidade do filme, enunciando uma sintomática interrogação: "Como se atreveram a fazer um filme a partir de Lolita?". 


Para satisfazer as regras de produção dos estúdios de Holyywood, Kubrick mudou a idade da personagem para 15 anos — Sue Lyon tinha 14 quando foi escolhida entre cerca de oito centenas de candidatas. O filme valeu-lhe fama imediata e também um Globo de Ouro de revelação do ano, mas esteve longe de gerar uma carreira muito sólida. Surgiu, logo a seguir, em dois títulos marcantes: A Noite de Iguana (1964), adaptação da peça de Tennessee Williams realizada por John Huston, e Sete Mulheres (1966), saga no feminino que encerraria a obra de John Ford. Sempre em papéis secundários, vimo-la, por exemplo, em Tony Rome Investiga (1967) ou Evel Knievel (1971), de Marvin Chomsky. A dificuldade de obter personagens interessantes, tanto em cinema como em televisão, levou-a a desistir da representação — A Fera (1980), de Lewis Teague, uma história de ficção científica cruzada com as regras do terror, ficaria como o derradeiro título da sua filmografia.

>>> Reportagem da estreia de Lolita em Nova Iorque (13 Junho 1962).


>>> Obituário em The Hollywood Reporter.