terça-feira, abril 30, 2019

John Singleton (1968 - 2019)

Entrou na história do cinema como o primeiro afro-americano a obter uma nomeação para o Oscar de melhor realização: John Singleton faleceu no dia 29 de Abril, em Los Angeles, na sequência de um ataque cardíaco — contava 51 anos.
Lançada em 1991, a sua primeira longa-metragem Boyz N the Hood (entre nós A Malta do Bairro) definiu de forma clara a sua preocupação em analisar as vivências das comunidades afro-americanas, neste caso no ghetto de Crenshaw, em Los Angeles. O filme valeu-lhe duas nomeações para os Oscars, uma de argumento original, outra de realização — esta foi a primeira obtida por um afro-americano, além de continuar a ser a do mais jovem cineasta de sempre (Singleton contava, na altura, 24 anos).
Cruzando muitas vezes as temáticas sociais com uma metódica integração de referências musicais enraizadas no rap e no hip hop, dirigiu também, por exemplo, Poetic Justice/Fugir do Bairro (1993), com Janet Jackson e Tupac Shakur, e Higher Learning/Sementes de Raiva (1995). Rosewood/O Massacre (1997), porventura o seu filme mais ambicioso, mas também menos conhecido, evoca o massacre de uma comunidade negra, na Florida, em 1923, num tom trágico raro na produção da época. Seduzido por alguns modelos correntes de espectáculo, assinou uma nova versão de Shaft (2000), com Samuel L. Jackson, e o segundo título da "franchise" The Fast and the Furious (2 Fast 2 Furious/Velocidade + Furiosa, 2003). Foi um dos criadores da série televisiva Snowfall, lançada em 2017. Na sua filmografia encontramos também um teledisco, realizado para a canção Remember the Time (1992), de Michael Jackson.

>>> Trailer de Boyz N the Hood + Remember the Time.




>>> Obituário em The Washington Post.