segunda-feira, janeiro 21, 2019

Alan R. Pearlman (1925 - 2019)

Engenheiro americano, especializou-se na fabricação de sintetizadores que desempenharam um papel fundamental na evolução de muitas linguagens musicais: Alan R. Pearlman faleceu no dia 5 de Janeiro, em Newton, Massachusetts — contava 93 anos.
Que há de comum entre os temas The Robots, Chameleon e The Hand that Feeds, respectivamente de Kraftwerk, Herbie Hancock e Nine Inch Nails? Pois bem, todos eles integram sons gerados por sintetizadores concebidos por Pearlman através da sua empresa ARP Instruments, Inc. (fundada em 1969, desmantelada em 1981). Mais ainda: o tema de cinco notas que permite comunicar com os extra-terrestres em Encontros Imediatos do Terceiro Grau (1977), de Steven Spielberg, foi gerado por um ARP 2500, enquanto a voz do robot R2-D2, em A Guerra das Estrelas (1977), de George Lucas, resultou de sons de um ARP 2600 combinados com sons naturais. Num certo sentido, ele foi um músico que, embora não compondo, criou condições para novas formas de composição e interpretação.

>>> Chameleon, do álbum Head Hunters (1973), de Herbie Hancock + cena de comunicação musical em Encontros Imediatos do Terceiro Grau (com François Truffaut no papel do cientista Claude Lacombe).




>>> Obituário no New York Times.