domingo, novembro 18, 2018

William Goldman (1931 - 2018)

Duas vezes oscarizado, é uma personalidade fundamental na história do argumento em Hollywood: William Goldman faleceu no dia 16 de Novembro, em Nova Iorque, vítima de cancro e pneumonia — contava 87 anos.
Na modernidade de Hollywood, Goldman ficou ligado a dois filmes emblemáticos, justamente aqueles que lhe valeram prémios da Academia de Hollywood: Butch Cassidy and the Sundance Kid/Dois Homens e um Destino (1969), de George Roy Hill, um "western" paródico, e Os Homens do Presidente (1976), de Alan J. Pakula, sobre a investigação jornalística do escândalo Watergate e a queda de Richard Nixon.
A sua obra inclui teatro, romances e ensaios. Alguns dos seus títulos marcantes são adaptações de livros de sua autoria: entre eles estão O Homem da Maratona (1976), de John Schlesinger, e A Princesa Prometida (1987), de Rob Reiner. Entre os seus trabalhos mais importantes incluem-se ainda os argumentos de Uma Ponte Longe Demais (1977), de Richard Attenborough, Misery - O Capítulo Final (1990), de Rob Reiner (mais tarde, Goldman escreveria uma peça teatral igualmente inspirada no romance de Stephen King), ou Maverick (1994), de Richard Donner.
Entre os livros que já se escreveram sobre os bastidores de Hollywood, Goldman é autor de um clássico do género, Adventures in the Screen Trade (1983), escalpelizando os mecanismos de decisão e influência no interior da indústria cinematográfica; em 2000, prolongaria essa abordagem com Which Lie Did I Tell?.

>>> Entrevista conduzida por Michael Winship, em 2010, para o Writers Guild Foundation + entrevista com Charlie Rose, em 2000, a propósito de Which Lie Did I Tell + genérico de abertura de O Homem da Maratona.






>>> Obituário em The Washington Post.