domingo, setembro 09, 2018

Uma conversa entre
Bob Woodward e Donald Trump

O novo livro de Bob Woodward aborda a presença de Donald Trump na Casa Branca como um cenário de "medo". Intitula-se, aliás, Fear e anuncia-se como um testemunho, amplamente documentado, sobre um modo de (não) fazer política que está contaminar toda a vida interna dos EUA e, mais do que isso, as suas relações no plano internacional da política e da economia.
O lançamento de Fear está agendado para 11 de Setembro. Mas mesmo antes da chegada do livro, e para além de alguns perturbantes conteúdos já divulgados [The Washington Post], há um documento espantosamente revelador sobre o trabalho de Woodward e, mais especificamente, sobre o modus operandi de Trump e a sua perversa (in)capacidade de diálogo — ou até de simples reconhecimento do outro.
Assim, no passado dia 14 de Agosto, Woodward falou ao telefone com Trump no sentido de lhe explicar que, apesar de todas as suas tentativas, não conseguiu acesso ao Presidente no âmbito do seu trabalho de investigação para o livro. A conversa foi gravada — com autorização de Trump — e fica como um retrato breve, mas contundente, de uma personalidade política que funciona numa delirante matriz de continuada denegação.