domingo, agosto 26, 2018

Neil Simon (1927 - 2018)

Autor teatral, argumentista de televisão e cinema, a sua obra pode simbolizar todo um universo made in USA de comédia de costumes: Neil Simon faleceu no dia 26 de Agosto, em Nova Iorque, depois de um internamento por problemas renais — contava 91 anos.
Descalços no Parque (Gene Saks, 1967), Sweet Charity - A Rapariga que Queria Ser Amada (Bob Fosse, 1969) ou Plaza Suite/Suite em Hotel de Luxo (Arthur Hiller, 1971) são apenas alguns dos filmes que escreveu a partir de textos de sua autoria. Simon foi, afinal, um notável observador social e, ao mesmo tempo, um irónico e incorrigível romântico. Quase sempre através de uma aparente e elaborada ligeireza, as suas histórias envolvem uma espécie de requiem pelos restos de um humanismo clássico, anterior às normas da chamada sociedade de consumo.
Nesta perspectiva, o seu trabalho mais exemplar talvez seja The Odd Couple, peça estreada na Broadway em 1965, transformada em filme em 1968, sob a direcção de Gene Saks, entre nós identificado de forma desastrosa como Mal por Mal... Antes com Elas: o par de amigos que partilham um apartamento — interpretados pelos brilhantes Walter Matthau e Jack Lemmon — define um certo conceito masculino "liberal" e, em particular, as suas relações contraditórias com o universo feminino.
Vencedor de vários prémios Emmy e Tony, Simon ganhou um Pulitzer, curiosamente, na área de drama. Aconteceu em 1991, com a peça Lost in Yonkers, retrato amargo e doce de dois jovens na Nova Iorque de 1942. A respectiva versão cinematográfica, entre nós intitulada Sobreviver a Todo o Custo, surgiu em 1994, sob a direcção de Martha Coolidge, com Richard Dreyfuss, Mercedes Ruehl e Irene Worth nos papéis principais.
Simon foi quatro vezes nomeado para Oscars de argumento: aconteceu com os filmes Mal por Mal... Antes com Elas, The Sunshine Boys/Uma Parelha de Chatos (1975), The Goodbye Girl/Não Há Dois, Sem Três... (1977) e California Suite/Um Apartamento na Califórnia (1978), os últimos três dirigidos por Herbert Ross — nunca ganhou. Em 2006, recebeu o Prémio Mark Twain de Humor Americano, distinção atribuída pelo John F. Kennedy Center for the Performing Arts.

>>> Trailer de Descalços no Parque + retrato/entrevista de Neil Simon pelo New York Times.




>>> Obituário no Variety.