quarta-feira, junho 13, 2018

O regresso dos Spiritualized

Digamos, para simplificar, que é preciso conhecer os Spiritualized para compreender de forma concisa (entenda-se: sensorial) porque é que o rock é essa música de matrizes aparentemente rudimentares, e vocação intransigentemente eléctrica, sempre em conflito com os seus próprios padrões criativos.
Liderados por Jason Pierce (n. 1962), ciclicamente reencarnado como J. Spaceman, são autores de Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space (1997), um desses álbuns capaz de nos convencer que a máxima apoteose de palco pode coincidir com o mais belo e descarnado intimismo. E não gravavam desde Sweet Heart Sweet Light, já lá vão seis anos.
Dado a divagações mais ou menos cósmicas, discretamente esotéricas, Pierce/Spaceman já tinha avisado que, a haver um álbum, seria o derradeiro. Será? Evitemos os vícios do jornalismo determinista — atentemos no presente. Seja o que for, esse novo álbum, nº 8 dos Spiritualized, existe, chama-se And Nothing Hurt e deverá chegar às lojas no dia 7 de Setembro. Entre as duas canções já divulgadas [NPR], aí está a primeira com teledisco, dirigido por Juliette Larthe, protagonizado pelo chefe astronauta destes voos interglácticos — chama-se I'm Your Man e justifica que desliguemos telemóveis, alarmes, micro-ondas e outros inimigos do rock...