segunda-feira, fevereiro 19, 2018

Kissin + Kopelman Quartet

Evgeny Kissin
* Evgeny Kissin
* Kopelman Quartet
- Gulbenkian [16-02-2018]

Convenhamos que os quartetos (ou quintetos) para piano e cordas não constituem um formato dominante no circuito dos concertos. Daí a expectativa gerada pelo regresso de Evgeny Kissin à Fundação Gulbenkian, acompanhado pelo Kopelman Quartet. Para mais com um programa sedutor, dir-se-ia empenhado em resumir um século de história dos sons musicais:

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
> Quarteto com Piano n.º 1, em Sol menor, K. 478

Gabriel Fauré (1845-1924)
> Quarteto com Piano n.º 1, em Dó menor, op. 15

Antonin Dvořák
(1841-1904)

> Quinteto com Piano n.º 2, em Lá maior, op. 81

Viajámos, assim, da unidade ideal da composição mozartiana para as clivagens e novas complementaridades que Dvořák impõe aos seus instrumentos, passando através da ambivalência melódica e estrutural da espantosa composição de Fauré [video aqui em baixo de uma interpretação da mesma obra, em 1998, por Marc-André Hamelin e o Leopold Trio]. O terceiro andamento de Fauré, Adagio, é um daqueles momentos em que parecemos encontrar o cruzamento exemplar de passado e futuro, de alguma maneira ajudando-nos a compreender como o século XIX parece integrar a premonição de todas as convulsões estéticas e civilizacionais que vivemos no século XX. Enfim, Kissin é, continua a ser, uma personagem exemplar desse ziguezague, cada vez mais austero, e também mais tocante, na sua arte de reinvenção das partituras.