quarta-feira, janeiro 24, 2018

A caminho dos OSCARS
— "A Forma da Água" recebe 13 nomeações
da Academia de Hollywood

[Governor Awards]  [Gotham Awards]  [críticos de Nova Iorque]  [críticos de Los Angeles]
[American Film Institute]  [National Society of Film Critics]  [Globos de Ouro]
[National Board of Film Review]  [Critics' Choice Awards]  [NAAPC]  [associação de produtores] [associação de actores]


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a instituição que atribui os Oscars, divulgou as suas nomeações referentes à produção de 2017. Alguns dados genéricos a reter:
A Forma de Água, de Guillermo del Toro, foi o título mais nomeado, surgindo em 13 categorias, incluindo melhor filme.
— num máximo de dez nomeações possíveis para o Oscar de melhor filme, este ano a Academia atribuiu nove.
— tendo em conta as nomeações, é já certo que nenhum filme conseguirá arrebatar o chamado "quinteto mágico" dos Oscars (filme, realizador, actor, actriz, argumento); tal proeza só foi conseguida três vezes, a última das quais em 1992, por O Silêncio dos Inocentes.
— Greta Gerwig (Lady Bird) é a quarta mulher nomeada na categoria de realização — a última vez acontecera em 2009, com Kathryn Bigelow (Estado de Guerra), que se tornou na primeira vencedora feminina nesta categoria (o seu filme foi também o primeiro realizado por uma mulher a obter o Oscar de melhor do ano).
The Post está nomeado para melhor filme, tendo apenas mais uma nomeação (Meryl Streep, melhor actriz); na história da Academia só há mais um filme com duas nomeações a ter sido eleito melhor do ano — foi Wings/Asas, de William A. Wellman, em 1929, na primeira cerimónia dos Oscars (tendo ganho também em efeitos especiais); há um único caso de um filme vencedor como melhor do ano que tinha sido nomeado apenas nessa categoria: Grand Hotel, de Edmund Goulding, premiado em 1933.
— nunca nenhum filme ganhou prémios nas quatro categorias de interpretação, havendo apenas dois — Um Eléctrico Chamado Desejo (1951), de Elia Kazan, e Network (1976), de Sidney Lumet a terem conseguido três desses prémios; este ano, só A Forma da Água pode repetir a proeza, através de Sally Hawkins (actriz), Richard Jenkins (actor secundário) e Octavia Spencer (actriz secundária).
_____

Eis os filmes com duas ou mais nomeações para aquela que será a 90ª edição dos Oscars (4 Março). A vermelho surgem os nove que estão nomeados para melhor filme do ano; com (*) identificam-se aqueles que obtiveram nomeação para melhor realizador.

13
A FORMA DA ÁGUA (*)

8
DUNKIRK (*)

7
TRÊS CARTAZES À BEIRA DA ESTRADA

6
A HORA MAIS NEGRA
LINHA FANTASMA (*)

5
BLADE RUNNER 2049
LADY BIRD (*)

4
CHAMA-ME PELO TEU NOME
FOGE (*)
AS LAMAS DO MISSISSIPI
STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI

3
BABY DRIVER
EU, TONYA

2
A BELA E O MONSTRO
COCO
THE POST
VICTORIA E ABDUL

>>> A apresentação das nomeações por Tiffany Haddish e Andy Serkis.


>>> Lista integral de nomeações no site da Academia.