quarta-feira, dezembro 06, 2017

Shashi Kapoor (1938 - 2017)

[The Hindustan Times]
Com uma carreira de mais de uma centena e meia de títulos, foi uma das grandes estrelas do cinema indiano: Shashi Kapoor faleceu no dia 4 de Dezembro, em Mumbai, na sequência de uma prolongada cirrose hepática — contava 79 anos.
Pertencia a uma lendária família do espectáculo e do cinema de Bollywood. As suas primeiras experiências de representação ocorreram nas digressões da companhia teatral do seu pai, Prithviraj Kapoor (1906-1972), pioneiro do cinema hindi. O filme Dharmputra (1961), de Yash Chopra, seria um momento decisivo de lançamento de uma carreira cinematográfica repartida por diversos géneros, do drama histórico ao musical. Os pares que formou com actrizes como Raakhee Gulzar, Sharmila Tagore e Zeenat Aman foram especialmente populares nos anos 60, 70 e 80, transformando-o num dos mais bem pagos intérpretes da produção hindi. O seu sucesso criou-lhe oportunidades no cinema de língua inglesa, tendo surgido em vários títulos da dupla Ismail Merchant/James Ivory (produtor e realizador, respectivamente), entre os quais Shakespeare-Wallah (1965) e Heat and Dust/Verão Indiano (1983). Na sua longa lista de distinções, inclui-se o Dadasaheb Phalke Award, o mais importante prémio honorário do cinema na Índia, atribuído em 2015.

>>> Uma canção do filme Aa Gale Lag Jaa (1973), de Manmohan Desai, com Shashi Kapoor e Sharmila Tagore + trailer de Verão Indiano.




>>> Obituário na BBC.