segunda-feira, dezembro 04, 2017

Mundo Jurássico, 2018

Que define, hoje em dia, um "blockbuster"? Uma avassaladora e instantânea ocupação do mercado das salas. E antes disso? Pois bem, uma campanha agressiva e (muito) antecipada.
Observe-se a actualidade: Jurassic World: Fallen Kingdom tem estreia americana agendada para 22 de Junho de 2018 e a sua novidade mais recente é, ou melhor, será o primeiro trailer. Quando? Quinta-feira, dia 7 — antes, o chamado teaser aí está com os seus metódicos e sugestivos 15 segundos pensados pelos especialistas do marketing.


Em Portugal, como na maior parte dos mercados europeus, a estreia ocorrerá cerca de duas semanas antes, a 7 de Junho. Por cá, o título será Mundo Jurássico: Reino Caído. Irremediável ironia: por vezes, os autores de títulos parecem esforçar-se por se afastar o mais possível dos originais... Desta vez, a expressão "fallen kingdom" suscitava alguma prudência, mas não, optou-se pela facilidade literal: Reino Caído??? Não valeria a pena arriscar alguma agilidade, eventualmente usando qualquer coisa como "A Queda de um Reino"? Mesmo não invocando a herança de Camilo.