A história do jazz cruza-se frequentemente com a história do cinema. E há, por assim dizer, um capítulo francês, mais ou menos ligado à Nova Vaga, que tem na banda sonora de Miles Davis para Ascenseur pour l'Échafaud/Fim de Semana no Ascensor (1958), de Louis Malle, o seu símbolo mais universal. A tal capítulo pertencem os registos do pianista Thelonious Monk para a adaptação/modernização do clássico de Chordelos de Laclos, As Ligações Perigosas, assinada por Roger Vadim em 1960 — Jeanne Moreau, Gérard Philipe, Annette Stroyberg e Jean-Louis Trintignant eram os nomes centrais do elenco. Na prática, tais registos permaneceram mais de meio século apenas no filme, já que não existiam disponíveis as bobines originais. Acidentalmente (re)descobertas em 2014, foram este ano editadas num álbum duplo, Les Liaisons Dangereuses 1960, uma verdadeira preciosidade musical e cinéfila (o segundo CD inclui diversos materiais alternativos, concluindo com uma take de mais de 14 minutos em que escutamos a fascinante gestação do tema Light Blue). Além do mais, esta foi uma das mais importantes edições simbolicamente ligadas à passagem do centenário de Monk, nascido em 1917 (faleceu em 1982, contava 64 anos). Por razões de saúde, e também devido a problemas legais, Monk não teve condições práticas para produzir uma banda sonora original, pelo que As Ligações Perigosas integra diversas composições pré-existentes de Monk, gravadas numa única sessão, em Nova Iorque, a 27 de Julho de 1959, nos Nola Penthouse Sound Studios. Entre os temas clássicos de Monk, encontramos Well, You Needn't, composto em 1944 e diversas vezes por ele regravado, surgindo também, por exemplo, no álbum Steamin' (1956), de Miles Davis — ei-lo numa performance televisiva de 1965.