quinta-feira, novembro 30, 2017

Zé Pedro (1956 - 2017)

[FOTO: Sapo]
Fundador e guitarrista da banda Xutos & Pontapés, é um nome central em quatro décadas de história do rock português: Zé Pedro faleceu no dia 30 de Novembro — contava 61 anos.
Diagnosticado, em 2001, com hepatite C, surgiu uma última vez em palco, no dia 4 de Novembro, em concerto no Coliseu dos Recreios [JN]. De seu nome completo José Pedro Amaro dos Santos Reis, rapidamente se tornou um ícone dos Xutos & Pontapés e, mais do que isso, do rock produzido em Portugal. Experimentou também a rádio, como DJ em programas da Antena 3 e da Radar.
A banda editou o seu primeiro álbum, 78/82, em 1982, logo aí gerando temas tão emblemáticos como Sémen ou Quero Mais [audio 1]. Cerco (1985) e Circo de Feras (1987) iriam consolidar o seu lugar emblemático, transgeracional, através de canções que adquiriram estatuto de hinos como Homem do Leme [audio 2], do primeiro, ou Não Sou o Único, do segundo; em 1997, editaram o álbum Tentação, banda sonora do filme homónimo de Joaquim Leitão. Não Sou o Único seria também o título do livro biográfico escrito por Helena Reis, sua irmã. O seu contributo para a música e todo o universo criativo dos Xutos & Pontapés é, em última instância, indissociável da inconfundível energia da banda nas performances ao vivo [video: Para Ti Maria, Pavilhão Atlântico].






>>> Obituário no Blitz.
>>> Entrevista com Ana Sousa Dias no Diário de Notícias (2016).