quarta-feira, novembro 01, 2017

O Halloween segundo Zappa

Velho preconceito: reduzir toda a cultura americana, a começar por Hollywood, a uma lixeira alimentada por alguns perigosos intelectuais, lacaios do imperialismo... Entretanto, por estes dias, vamos assistindo à obscena importação do Halloween made in USA, num processo totalmente alheio a qualquer sensibilidade cultural, americana ou europeia, e os vigilantes dos bons costumes nada dizem...
Enfim, se se trata de comemorar o Halloween, ao menos façamo-lo como deve ser, evocando e invocando o génio de Frank Zappa.
Foi entre 28 e 31 de Outubro de 1977 que Zappa e a sua banda deram seis lendários concertos no Palladium de Nova Iorque — uma "temporada" que entrou para a história como uma espécie de revisão/celebração da matéria dada, numa altura em que a sua discografia já incluía uma colecção de preciosidades como o fundador Freak Out! (1966), ou ainda Hot Rats (1969) e One Size Fits All (1975).
Pois bem, tudo isso está agora disponível numa caixa intitulada Halloween 77: The Palladium, NYC; como alternativa, há uma edição de 3 CD com a designação Halloween 77 [foto em cima], incluindo apenas o concerto do dia 31 — tudo, como se impõe, com chancela Zappa Records. Aqui fica o som do épico Wild Love e ainda imagens de um desses concertos, com o tema Muffin Man, extraídas do filme Baby Snakes.




>>> 'Recordando Halloween 1977', por David Fricke [Rolling Stone].