domingo, agosto 27, 2017

Tobe Hooper (1943 - 2017)

[Entrevista Interview, 2014]
Ao realizar Massacre no Texas (1974), entrou na história e também na lenda do cinema de terror: o cineasta americano Tobe Hooper faleceu no dia 26 de Agosto em Sherman Oaks, California — contava 74 anos.
Dir-se-ia que foi o cineasta de um único filme. Na verdade, a originalidade formal, a sofisticação de mise en scène e os ecos simbólicos de uma América ferida pelos traumas do Vietname transformaram Massacre no Texas (título original: The Texas Chainsaw Massacre) em bandeira de um cinema de terror produzido com reduzidos orçamentos — neste caso, 300 mil dólares de investimento geraram 30 milhões de receitas. Depois, a sua passagem por Hollywood, iniciada com Poltergeist (1982), produzido por Steven Spielberg, foi tão fulgurante quanto efémera — rezam algumas crónicas que Spielberg terá interferido com insistência no seu trabalho de realização. Depois de ter feito a sequela Massacre no Texas 2, lançada em 1986, foi-se desenvolvendo uma "franchise" com derivações do filme original — a próxima, Leatherface, terá um destino mais ou menos discreto, já que está anunciada para lançamento nos EUA, ainda em 2017, nos clubes de video digitais.
Entre os seus títulos mais interessantes incluem-se ainda Lifeforce - As Forças do Universo (1985), compromisso hábil entre ficção científica e filme de vampiros, e Combustão Espontânea (1990), com Brad Dourif, história assombrada e assombrosa de um ser humano que sofre os efeitos do facto de os pais, ainda antes do seu nascimento, terem sido sujeitos a experiências com a energia nuclear. Em 2011, publicou o romance Midnight Movie. Em 2014, em Cannes, a Quinzena dos Realizadores homenageou-o com a passagem da cópia restaurada de Massacre no Texas.

>>> Trailers originais de Massacre no Texas e Combustão Espontânea.




>>> Obituário: The A.V. Club + Libération.
>>> Sobre a "franchise" The Texas Chainsaw Massacre.