Foi um dos três nomes de Emerson, Lake & Palmer [ELP], banda emblemática dos anos 70: o guitarrista, cantor e compositor inglês Greg Lake faleceu no dia 7 de Dezembro, vítima de cancro — contava 69 anos.
A sua precocidade é famosa: foi aos 12 anos que Lake compôs Lucky Man, canção que, ao ser gravada em 1970, se transformou em símbolo definitivo da banda — com Keith Emerson (1944-2016) a integrar uma das primeiras contribuições de um sintetizador Moog para a música rock, Lake nas guitarras e voz, Carl Palmer (n. 1950) na bateria. Antes, Lake já passara pelos King Crimson, outro grupo lendário na saga das convulsões melódicas e técnicas do rock progressivo. Construiu também uma discografia a solo, iniciada pelo álbum Greg Lake, lançado em 1981, sempre apoiada por muitas performances ao vivo; em 2013, na sequência de uma digressão de balanço de carreira, editou Songs of a Lifetime.
>>> Três registos com Greg Lake: I Talk to the Wind, do primeiro álbum dos King Crimson, In the Court of the Crimson King (1969); uma interpretação ao vivo de Lucky Man; um concerto de Pictures at an Exhibition (1971), o álbum ao vivo dos ELP composto a partir da obra homónima do russo Modest Mussorgsky, publicada em 1874.
>>> Obituário na Rolling Stone.
>>> Site oficial de Greg Lake.