Veterano da comédia televisiva e cinematográfica, o americano Garry Marshall faleceu no dia 19 de Julho, em Burbank, California, vítima de pneumonia — contava 81 anos.
O nome de Marshall ficou definitivamente consagrado graças a Pretty Woman (1990), comédia romântica de enorme sucesso, com Julia Roberts e Richard Gere — é também um dos melhores exemplos das suas qualidades como director de actores. Em qualquer caso, na altura, ele era já um reconhecido realizador, sobretudo através das séries televisivas The Odd Couple (1970-1975) e Happy Days (1974-1984), esta de sua autoria, em 2009 transformada em espectáculo musical. The Odd Couple foi também decisiva para a afirmação de sua irmã, Penny Marshall (n. 1943), mais tarde também realizadora.
Entre os seus trabalhos em cinema, destacam-se ainda Frankie e Johnny (1991), com Michelle Pfeiffer e Al Pacino, Noiva em Fuga (1999), de novo com o par de Pretty Woman, e O Diário da Princesa (2001), com Julie Andrews e Anne Hathaway; a sua derradeira realização foi Um Dia de Mãe, estreado entre nós no passado mês de Abril. Publicou os livros de memórias Wake Me When It's Funny: How to Break into Show Business and Stay There (1995) e My Happy Days in Hollywood (2012).
Este é um registo do programa televisivo Today (NBC), assinalando os 25 anos de Pretty Woman, com Marshall e os principais nomes do elenco.
>>> Obituário no New York Times.