segunda-feira, abril 18, 2016

Rufus Wainwright + William Shakespeare

Digamos, para simplificar, que Rufus Wainwright não entrou para a Deutsche Grammophon à procura de "prestígio". E, já agora, podemos também acrescentar que a lendária etiqueta da música "séria" possui a agilidade necessária e suficiente para não menosprezar os desvios menos académicos... Bem-ditos sejam! E tanto mais quanto esta dama do século XVI/XVII, que por certo conviveu com o bardo, não pode deixar de pertencer à árvore genealógica do próprio Rufus.
Expliquemo-nos. Depois da ópera Prima Donna, Rufus regressa sob o signo da DG para celebrar nada mais nada menos que a poesia de William Shakespeare: Take All My Loves: 9 Shakespeare Sonnets é exactamente aquilo que promete — uma teia de variações em que todas as formas de expressão, da spoken word à pop mais cristalina, passando pela sedução da ópera, tudo parece conjugar-se num sistema formal tão arrojado quanto sereno.
Resumindo, acrescentemos, para já, que entre os leitores convocados para ler as palavras de Shakespeare surgem os nomes de Helena Bonham Carter, Carrie Fisher e William Shatner (sim, sim, o capitão Kirk da USS Enterprise...). Cantam, entre outros, Anna Prohaska (austríaca, admirável voz de soprano) e Florence Welch (Florence and the Machine). Durante alguns dias, o álbum pode ser escutado, na íntegra, nas páginas da NPR. Este é o lyric video de When In Disgrace With Fortune And Men's Eyes (Sonnet 29), na voz de Florence Welch.