sexta-feira, abril 01, 2016

Fábulas italianas

Matteo Garrone [rodagem de O Conto dos Contos]
Com O Conto dos Contos, o italiano Matteo Garrone recupera as fábulas de Giambattista Basile — esta nota foi publicada no Diário de Notícias (31 Março).

Matteo Garrone gosta de evoluir através dos mais inusitados contrastes. Depois de Gomorra (2008), sobre os bastidores do crime organizado, e Reality (2012), expondo os horrores do Big Brother televisivo, ei-lo a assinar uma delirante e desequilibrada adaptação dos contos fantásticos de Giambattista Basile (1566-1632).
Com um elenco internacional que inclui os nomes de Salma Hayek, Vincent Cassel, Toby Jones e John C. Reilly, O Conto dos Contos é uma aposta na criação de ambiências de fábula em que a simbologia mais bizarra (das entranhas do corpo humano às figuras mais ou menos monstruosas) não exclui, antes parece atrair, as marcas de um realismo muito cru. Nem sempre controlando a vertigem narrativa, o filme vale, sobretudo, pela reafirmação de uma produção italiana que, afinal, se reivindica de matrizes aplicadas por diversos autores com estatuto de clássicos. E não apenas dos mais conhecidos. Aliás, é o próprio Garrone que gosta de referir que, para além de Pasolini ou Fellini, entre os que mais o influenciaram estão também Dario Argento e Mario Bava.