terça-feira, março 29, 2016

Patty Duke (1946 - 2016)

Esta é uma imagem que pertence à história e à mitologia do cinema americano da década de 60: Patty Duke interpreta a personagem de Hellen Keller no prodigioso filme The Miracle Worker/O Milagre de Anne Sullivan (1962), de Arthur Penn. Duke faleceu no dia 29 de Março, em consequência de uma septicemia gerada por uma ruptura intestinal — contava 69 anos.
Foi aos 16 anos que interpretou o papel de Hellen Keller no cinema, retomando a composição da peça de William Gibson, na Broadway, em que o filme de Penn se baseia — a sua performance valeu-lhe o Oscar de melhor actriz secundária. Manteve uma presença irregular na produção cinematográfica, construindo o essencial da sua carreira na televisão, sobretudo a partir do sucesso da sitcom The Patty Duke Show (1963-66). No campo musical, ao longo da década de 60, gravou alguns álbuns, um deles integrando temas daquele que terá sido o seu maior sucesso cinematográfico: O Vale das Bonecas (1967), de Mark Robson.
A sua condição bipolar, detectada no começo dos anos 80, levou-o a assumir um papel público de divulgadora, no sentido de uma melhor compreensão dos factores, incidência e profilaxia das doenças mentais — nessa perspectiva, publicou o livro Brilliant Madness: Living with Manic Depressive Illness (1993), alguns anos depois da autobiografia Call Me Anna (1988). Desempenhou um dos seus derradeiros papéis em 2013, na série Glee.

>>> Trailer de The Miracle Worker; em Agosto de 2014, na CNN, comentando a morte do actor Robin Williams.




>>> Obituário no New York Times.