Aconteceu mesmo: com mais de 200 mil espectadores, a Festa do Cinema (promovida por distribuidores e exibidores de 11 a 13 de Maio, com bilhetes a 2,5€) foi um sucesso. O seu impacto não resolverá automaticamente os problemas do mercado português. Mas ficam três ideias fortes:
1 — há públicos disponíveis para o cinema (sendo a definição plural dos espectadores um vector fundamental).
2 — a variedade da oferta é um trunfo decisivo em qualquer dinâmica de distribuição/exibição.
3 — a possibilidade de alguma reconversão/diminuição do preço dos bilhetes (pelo menos em alguns dias) pode e deve ser encarada como uma via interessante para o mercado.
Entretanto, o sucesso desta primeira edição reforça uma possibilidade já referida: a de, à semelhança do que acontece no mercado espanhol, organizar uma segunda edição do evento ainda ao longo do ano corrente.
Entretanto, o sucesso desta primeira edição reforça uma possibilidade já referida: a de, à semelhança do que acontece no mercado espanhol, organizar uma segunda edição do evento ainda ao longo do ano corrente.