quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Novas edições:
The Art of Noise

“At The End of A Century”
2 CD + DVD Salvo Sound + Vision
3 / 5

Uma das forças maiores na expressão de novas visões nascidas de berço na cultura pop, explorando outras ferramentas ao serviço da linguagem, uma visão que transcendia as formas da canção pop e uma ambição de alma sinfonista – que partia de uma política sofisticada de produção como uma das marcas de identidade – fez dos Art of Noise um dos projetos mais interessantes que a música feita essencialmente (mas não só) com ferramentas electrónicas nos deu a conhecer nos anos 80. Além disso, e pelo peso de discos como o EP de 1983 Into Battle, o álbum de 1984 Who’s Afraid of The Art of Noise (uma das obras-primas da pop não pop dos oitentas) e uma sucessão de singles que lhes valeram mesmo um perfil de grande visibilidade entre 1983 e 1988 não foram contudo suficientes para resistir a uma sucessão de opções menos imaginativas que, por alturas do álbum Below The Waste (1989) os tinham afastado das atenções daqueles que ainda pouco antes os tomavam como peça fulcral do mapa dos sons da época. Meteram baixa… Ou antes, um ponto final. E retomaram a atividade em finais dos anos 90 com uma nova formação (onde entrava oficialmente como elemento o produtor Trevor Horn, uma das almas da ZTT), dando-nos em The Seduction of Claude Debussy um dos seus melhores discos.

Era contudo sol de pouca dura. E o disco ficou aquém do reconhecimento que merecia. Homenagem (em tudo justificada) a Claude Dubussy, nele apontando um exemplo daquela vertigem que tantas vezes vê a passagem do século como fronteira para um tempo novo, os Art of Noise projetavam nesse disco a sua visão fin de siècle, num disco que, com narração de John Hurt, propunha uma ideia de biopic feito de música, ao mesmo tempo que encontrava uma nova materialização – pensada para 1999 – da identidade dos Art of Noise que, mais que nunca, vincavam a vontade de fazer a sua demanda além dos caminhos estritamente pop muitas vezes tomados por tantos outros utilizadores de electrónicas, estabelecendo por um lado evidentes pontes para com as heranças da música orquestral e instrumental (com Debussy naturalmente no horizonte) , por outro procurando diálogos com outras formas (entre elas, e pontualmente, o hip hop).

 O (relativo) insucesso de The Seduction of Claude Debussy talvez tenha ditado o segundo fim, que chegou no ano 2000, depois de trabalhos feitos para as celebrações do milénio. Apesar de reunidos em 2013, sobretudo para atuações ao vivo – uma delas com orquestra – os Art of Noise não juntaram ainda nenhum disco de originais à sua discografia pós-1999. Os últimos anos têm contudo assistido a campanhas de reedição e até mesmo de lançamento de material de arquivo. E este seu novo álbum é mais um caso a juntar a este lote. Com o título At The End of A Century esta é a história – feita de gravações – do que foi a criação dos Art of Noise entre 1995 e 2000, o tempo em que preparou e editou The Seduction of Claude Debussy e que gerou ainda o “perdido” Balance – Music For the Eye. Juntamente com registo (para ver em DVD extra) de atuações ao vivo, este é um olhar sobre o que poderíamos chamar Art Of Noise Mark II. Aqui reencontramos os olhares direcionados a Debussy e à procura das linhas pelas quais fariam o seu biopic em disco. Como em todas as edições de material de arquivo, há aqui mais matéria para velhos crentes que para uma nova geração de seguidores do grupo.

Mais que um “novo álbum” há aqui uma coleção de pistas que definiriam um disco (e expressam, por isso, um olhar sobre o próprio processo criativo). O trabalho final, ou seja, o álbum de 1999, é peça a
(re)descobrir. Este, pelo contrário, é mais uma curiosidade para grandes admiradores e colecionadores.

PS. Este texto foi originalmente publicado n'A Máquina de Escrever