2014 teve bastantes álbuns afáveis mas deu uma certa razão ao crescente coro grego que questiona o predomínio narrativo do objecto-conjunto-de-canções quando as narrativas parecem tão forçadas e a ideia de objecto musical é apresentada como uma coisa tão obsoleta que nem parece que ainda se vendem aos (razoáveis) milhões. (E quase nem tinha valido a pena falar do vinil: nunca tão poucas rodelas de plástico comercializadas a preços das Arábias foram tão festejadas pela elite saudosista.) Em todo o caso, e globalmente, o coro grego tem razão. Foi fácil chegar a este top 10, mesmo que, no momento em que se escrevem estas linhas, falte conhecer Pink Print de Nicki Minaj, a sair em Dezembro (sim, a produção Dezembro também conta para os balanços de 2014). Tal como em 2013, um top 10 liderado por um registo country de uma mulher (Miranda Lambert). Os restantes nove estão ordenados alfabeticamente. Country, electrónica dançável (de preferência com house à vista), pop fora do sufoco anglo-americano, r&b, soul, hip-hop. A música conversa melhor, e conversa-se melhor com a música, quando ela fala para fora e não para dentro.
Platinum - Miranda Lambert
11 11 - 11 11
Loco de Amor - Juanes
Anybody Wanna Buy a Heart? - K. Michelle
The Way I'm Livin' - Lee Ann Womack
Me, I Am Mariah... The Elusive Chanteuse - Mariah Carey
1989 - Taylor Swift
Aquarius - Tinashe
Love, Marriage & Divorce - Toni Braxton & Babyface
My Krazy Life - YG