sexta-feira, setembro 05, 2014

Joan Rivers (1933 - 2014)

Símbolo universal da comédia na televisão americana, Joan Rivers faleceu no dia 4 de Setembro, numa clínica de Manhattan, devido a complicações cardíacas surgidas na sequência de uma operação às cordas vocais — contava 81 anos.
Para os espectadores mais jovens, terá sido, sobretudo, a implacável e divertida comentadora de moda no programa Fashion Police, do canal E!, ou a líder da série Joan & Melissa: Joan Knows Best?, com a sua filha Melissa Rivers, na WEtv. De qualquer modo, Rivers construiu a sua persona televisiva nos anos 60/70, sobretudo a partir do momento em que Johnny Carson a convidou para o seu The Tonight Show — impôs-se num registo de stand up comedy, capaz não apenas de desafiar o domínio das figuras masculinas nessa área, mas também de integrar, com a inteligência de um humor devastador, muitos temas relacionados com as mudanças de valores e comportamentos da época.
A sua popularidade, alicerçada num discurso cáustico, visando em particular as figuras do entertainment, trouxe-lhe crescente protagonismo em programas de diversos formatos, desde The Late Show Starring Joan Rivers, em meados da década de 80, até ao show online In Bed With Joan, emitido desde 2013 a partir do seu quarto, na casa da filha, em Malibu, California. Interpretou pequenos papéis em cinema, por exemplo em Os Marretas Conquistam Nova Iorque (1984) e Shrek 2 (2004), neste caso dando voz à apresentadora da passadeira vermelha, tendo também passado várias vezes pelos palcos, a última delas para uma digressão britânica intitulada Joan Rivers: The Now or Never Tour. Publicou mais de uma dezena de livros, quase sempre de características autobiográficas: os dois últimos chamavam-se I Hate Everyone... Starting with Me (2012) e Diary of a Mad Diva (2014). Em 1991, ganhou um Emmy de melhor apresentadora de um talk show, com The Joan Rivers Show.

>>> Três videos com Joan Rivers: sketch sobre as jovens solteiras, em The Ed Sullivan Show (23 Abril 1967): entrevistada por Johnny Carson, em 1986, por altura do lançamento do livro Enter Talking; primeira emissão de In Bed With Joan (5 Março 2013), com Sarah Silverman.






>>> Obituário no New York Times.
>>> Entrevista na Rolling Stone (2012).
>>> Site oficial de Joan Rivers.