quarta-feira, agosto 27, 2014

Casais homossexuais — amor e fotografia

O título do livro de Sebastien Lifshitz, The Invisibles, envolve um paradoxo feliz: por um lado, trata-se de propor uma antologia de fotografias de casais homossexuais, obtidas no período 1900-1960, quer dizer, em contextos em que, pela violência legislativa ou pela repressão moral, tais casais eram impelidos, no mínimo, a algum recato nos espaços públicos; por outro lado, fossem quais fossem as barreiras de cada um desses contextos, o certo é que se fizeram muitas fotografias marcadas por formas de genuína intensidade amorosa — o subtítulo do livro assim o diz: "Vintage Portraits of Love and Pride ".
Lifshitz, que já realizara um filme homónimo sobre a mesma temática (vencedor do César de melhor documentário, referente a 2012), começou por detectar tais fotografias em mercados de objectos antigos. A pouco e pouco, foi criando uma colecção que, em última instância, o conduziu a este livro. Trata-se, afinal, de resgatar o invisível, devolvendo-lhe a liberdade de existir perante os nossos olhares, todos os nossos olhares.

>>> Cerimónia dos Césares de 2013 (Canal +): o discurso de agradecimento de Sebastien Lifshitz.


>>> Dois artigos sobre The Invisibles: The Daily Beast + The Guardian.