sábado, julho 05, 2014

Neymar e a obscenidade da Net

1. De que se ri esta personagem anónima? O seu "V" de vitória está a comemorar o quê?

2. A simples formulação de tais perguntas mergulha-nos no oceano de obscenidades que alaga o espaço de comunicação (?) da Internet, quase sempre sob a capa "social" das suas célebres "redes", em alguns casos compelindo o olhar individual a instalar-se numa irresponsabilidade de "voyeur" que, pura e simplesmente, menospreza qualquer réstea de humanidade.

3.Veja-se: a imagem da menina sorridente surge no final de um video [aqui em baixo] que se tornou viral no YouTube e que está integrado nos mais diversos sites [ex.: A Bola] — são pouco mais de 20 segundos em que se pode ver o jogador brasileiro Neymar, transportado numa maca, num corredor do hospital, em Fortaleza, onde foi assistido depois de grave lesão durante o jogo Brasil-Colômbia.


4. Uma câmara acompanha o trajecto da maca e, no final, faz uma rápida panorâmica para a esquerda: a personagem aparece, sorri, triunfante, e desenha o seu "V". Que está ela a fazer? A comemorar o sofrimento de Neymar? A dizer que esse sofrimento é divertido? Nada disso. Infelizmente, o que acontece é ainda mais vulgar e medíocre. Há, aqui, uma mensagem comum a muitas situações hoje em dia correntes no espaço mediático, desde logo nas televisões. A saber: estar em frente a uma câmara confunde-se com o abandono de qualquer postura minimamente inteligente — ser uma caricatura da sua própria vulgaridade não é um percalço, é mesmo algo que se procura com a avidez de quem vive numa cultura saturada de imagens, sem qualquer pensamento sobre essas mesmas imagens. Desgraçadamente, a menina que ri comemora a sua maior tristeza: não sei quem sou, nem porque me comporto assim, mas ensinaram-me a ser feliz com isso.

5. Grande e incómoda questão política dos nossos tempos (olimpicamente ignorada pelos nossos queridos e telegénicos partidos políticos, unindo na mesma ignorância as direitas e as esquerdas). Ou seja: como viver na ditadura da felicidade?