sexta-feira, junho 20, 2014

Iggy Pop apoia Justin Bieber (???)

Os antepassados do rock'n'roll deram uma volta no túmulo... Ou talvez não. Iggy Pop surge a apoiar o menino mimado da imprensa dos "famosos", reconhecendo-lhe dotes visionários — e proclamando: "O futuro do rock'n'roll é Justin Bieber".
O texto, como sempre, carece de contexto. E um pouco mais abaixo podemos ler: "Torturem um homem e ele dir-vos-á tudo e mais alguma coisa". O cartaz faz parte de uma notável campanha política contra a tortura lançada na Bélgica e concebida pela Amnistia Internacional [notícia: The Guardian].


A campanha inclui mais dois cartazes, com o estilista Karl Lagerfeld e o Dalai Lama, líder do Tibete no exílio — o primeiro proclama que "o cúmulo da elegância é a camisa hawaiana e os chinelos", enquanto o segundo propõe um cronométrico balanço existencial, sublinhando que "um homem que não tenha um Rolex aos 50 anos falhou a sua vida". Ou como a inteligência da imagem (das imagens) começa no entendimento da potencial pluralidade das respectivas significações, passando sempre pelas palavras ditas, escritas ou imaginadas.

>>> Site português da Amnistia Internacional.