domingo, maio 04, 2014

Que o 4 de maio esteja convosco!


Apesar de a autarquia de Los Angeles ter dedicado o dia 25 de maio de 2007 (data do 30º aniversário da estreia de Star Wars) ao filme que George Lucas estreara em 1977, é a 4 de maio que, todos os anos, os fãs da saga assinalam o “dia Star Wars”. A explicação da data é simples. A ideia partiu da expressão “may the Force be with you”... Daí até “may the fourth (ou seja 4 d emaio) be with you” foi um pulinho. E o dia transformou-se numa data de celebração à escala mundial. Trata-se de uma celebração não oficial – é mesmo uma criação dos fãs da saga – o que não impediu o site oficial de Star Wars de ter hoje um banner dedicado a “May the fourth be with you” em destaque.



Este dia Star Wars chega num tempo de grandes esperanças entre os seus admiradores. Um trailer da série de animação Star Wars: Rebels (a estrear no outono no Disney Channel) foi recentemente revelado (ver em cima). E na última semana foi revelado o elenco do Episódio VII, cuja rodagem deverá arrancar em meados deste mês. 

O texto que se segue dá conta do momento de uma primeira reunião do elenco com alguns elementos da equipa técnica. E foi publicado na edição de 1 de maio do DN com o título 'Rodagem de Star Wars VII vai arrancar já este mês”.

Pinwood Studios, Reino Unido, 29 de abril de 2014. A poucos dias do início da rodagem do Episódio VII da saga Star Wars (que arranca dentro de duas semanas, como avança o site oficial starwars.com), o elenco senta-se em círculo com o realizador, produtores e argumentista para, em conjunto, fazer uma leitura do guião que, dentro de dias, começarão em conjunto a transformar num filme. Entre J. J. Abrams (o realizador, responsável pela recente reativação de Star Trek), o argumentista Laurence Kasdan (que assinou O Império Contra-Ataca e O Regresso de Jedi), o produtor Bryan Burk e a presidente da Lucasfilm e produtora Kathleen Kennedy surgem rostos conhecidos. Eles são Mark Hamill (Luke Skywalker), Carrie Fisher (Princesa Leia), Harrisson Ford (Han Solo), Anthony Daniels (C3P0), Peter Mayhew (Chewbacca) e Kenny Baker (R2-D2), nada mais nada menos do que os heróis da trilogia original, que entre 1977 e 1983 fez de Star Wars um dos maiores fenómenos da história da ficção científica.

Mas há também ali caras novas. Eles são John Boyega (revelação nos British Independent Film Awards em 2011 pelo papel no filme de ficção científica Attack the Block), a ainda quase desconhecida Daisy Ridley, Adam Driver (que vestiu a pele de Adam Sackler na série Girls e participou no mais recente filme dos irmãos Coen), Domhnall Gleeson (que surgiu nos capítulos finais de Harry Potter), novidades num elenco que junta ainda a presença do já mais rodado - mas estreante neste universo - Andy Serkis, o Gollum de O Senhor dos Anéis. Fora desta sessão de leitura, mas confirmados no elenco, estão ainda o veterano Max Von Sydow e Oscar Isaac (que vimos em Drive). Também confirmada na equipa que fará este episódio está John Williams, que uma vez mais assina a banda sonora.

J. J. Abrams afirmou depois da sessão que “é entusiasmante e surreal ver o tão amado elenco original e estes novos e brilhantes atores a juntar-se e dar vida a este universo”, segundo lemos em comunicado oficial.

David James
E que história iremos ver no grande ecrã? Desde os tempos da primeira saga há todo um conjunto de criações narrativas - que passam por livros, jogos, vídeo e filmes de animação - que construíram o chamado expanded universe [universo expandido] de Star Wars. George Lucas, o criador da saga, fez questão de sublinhar que o cânone é o que os seis filmes de imagem real e as animações que produziu definem.

Livros, animações e videojogos do expanded universe foram imaginando um futuro para Star Wars depois dos acontecimentos do filme O Regresso de Jedi. E com eles foi criada uma cronologia “não canónica” que mesmo assim foi entusiasmando fãs da saga. Uma Nova República é imediatamente estabelecida após a morte do Imperador. A primeira “crise” chega (segundo uma trilogia de livros de Timothy Zahn) quando um general leal à velha ordem tenta restaurar o poder Imperial. Resta ver que caminho tomará agora o argumento de Kasdan e Abrams para o filme que tem estreia marcada para 18 de dezembro de 2015. 

Kathleen Kennedy formou entretanto um grupo para coordenar o desenvolvimento de futuros projetos criativos no quadro deste universo expandido. Mas a presidente da Lucasfilm fez já saber que, para garantir liberdade criativa aos realizadores, os episódios VII a IX “não contarão a mesma história relatada no universo expandido pós-Regresso de Jedi”, revela o site oficial. A Lucasfilm não descarta contudo a presença de elementos do expanded universe em Star Wars: Rebels, série de animação - a estrear no outono - que centra atenções no período dos episódios III a IV do cinema. Quanto ao Episódio VII sabemos apenas que a ação decorrerá três décadas após os acontecimentos de O Regresso de Jedi.