quarta-feira, abril 30, 2014

Clássicos da Eurovisão:
Abba (1974)

Este texto é uma versão editada de um outro que foi publicado na edição de 8 de abril do DN com o título 'Abba celebram 40 anos da vitória na Eurovisão'

Brighton, 6 de abril de 1974. As canções da Holanda (I See A Star, de Mouth & McNeal) e do Reino Unido (Long Live Love, por Olivia Newton John) partiam como favoritas para o Festival da Eurovisão (que tinha em E depois do adeus, de Paulo de Carvalho, a representação portuguesa). Mas no final da votação a italiana Gigliola Cinquetti (que tinha vencido dez anos antes com a canção Non ho l'eta, precisamente no ano em que Portugal se estreava no concurso, com António Calvário) surgia em segundo lugar com o tema Si e a vitória cabia a um grupo sueco do qual, fora das fronteiras do seu país, nunca antes ninguém havia ouvido falar. Chamavam-se Abba, apresentavam-se ao som de Waterloo e sagravam-se os grandes vencedores da noite. 

O certame já tinha feito do Volare de Domenico Modugno (Itália, 1958) ou de Puppet on a String de Sandie Shaw (Reino Unido, 1967) verdadeiros êxitos planetários. Tal como o havia sido, inclusivamente com impacte nos EUA (onde chegou ao número 9) o tema Eres Tu, dos Mocedades, que tinha levado a Espanha ao segundo lugar em 1973.Mas nunca antes nem depois o Festival da Eurovisão lançou uma carreira como a dos Abba.

O grupo, com o nome Agnetha, Anni-Frid, Benny & Björn, já tinha discos desde 1972 (quando se estrearam ao som de People Need Love) e em 1973 havia tentado o Festival da Canção sueco, sem contudo o vencer com a canção Ring Ring. Em 1974 Waterloo assinalava a sua estreia como ABBA (cada letra representando as iniciais do nome de cada um dos músicos) numa abordagem eficaz aos modelos então em voga do glam rock, levando-os - naturalmente depois do impacte do triunfo eurovisivo - ao primeiro lugar em inúmeros países e ao top 10 americano, somando o single vendas na ordem dos seis milhões de unidades.

Waterloo surgiu de um convite da própria TV estatal sueca para que o grupo concorresse novamente ao festival local. E Stig Anderson - o manager e grande entusiasta da mudança de nome do quarteto para Abba - deu luz verde à ideia, concordando que o certame seria uma boa plataforma de exposição internacional e que o ideal seria submeterem uma canção "feliz" e ritmada. Björn Ulvaeus e Benny Andersson retiraram-se para a ilha de Viggsö (no arquipélago de Estocolmo), onde de resto trabalhariam regularmente daí em diante. Como método de trabalho tinham sessões conjuntas em que, horas a fio, iam tocando notas e acordes na guitarra e ao piano, cantarolando ideias de melodias. Estavam em novembro de 1973 e dali saíram com dois temas, um deles acabando por ser escolhido. Mas faltava a letra e o título. Stig Anderson começou por tentar Honey Pie, mas depois achou "Waterloo" num livro de frases e citações, referindo a batalha que derotara definitivamente Napoleão em 1815.

Na noite do Festival da Eurovisão, em Brighton (no Reino Unido), Waterloo somou 24 pontos (um dos quais atribuído pela votação Portugal, num tempo em que cada país tinha 10 pontos por distribuir, com o entendesse, pelas canções concorrentes) e venceu com seis de avanço sobre a Itália.


Em 1986 os Doctor and The Medics assinaram uma versão de Waterloo musicalmente não muito afastada da leitura original (salvo um final instrumental mais longo e em regime que pisca olho ao festim glam rock), mas visualmente acompanhada por um teledisco que visita não apenas a iconografia eurovisiva como a dos próprios Abba.