quarta-feira, janeiro 29, 2014

Pete Seeger (1919 - 2014)

[foto incluída num portfolio da Rolling Stone]
Figura lendária da música folk americana, Pete Seeger faleceu a 27 de Janeiro, em Nova Iorque, no Presbyterian Hospital, onde tinha dado entrada seis dias antes — contava 94 anos.
A trajectória de Seeger, condensada em muitas dezenas de gravações (incluindo 52 álbuns de estúdio) envolve dois vectores fundamentais: um enraizamento total na tradição folk e uma sistemática valorização da canção como instrumento de consciencialização social e intervenção política — daí que a sua música vá pontuando muitos momentos charneira da história dos EUA ao longo dos séculos XX/XXI, desde o período do "maccartismo" até à eleição de Barack Obama, passando pela contestação da guerra do Vietname e a defesa das causas ecológicas.
Sete anos mais novo que Woody Guthrie (1912-1967), com ele fundou, em 1940, The Almanac Singers, grupo de existência breve, mas incontornável na história da folk. Exímio tocador de banjo, Seeger cumpriu uma primeira fase da carreira como membro de The Weavers, quarteto de música popular que teve a sua época áurea nos anos 50. Muitas das suas composições, frequentemente divulgadas através de versões de outros intérpretes, tornaram-se referências emblemáticas do imaginário made in USA — entre as mais célebres, incluem-se Where Have All the Flowers Gone?, If I Had a Hammer, Turn! Turn! Turn!, I Ain't Scared of Your Jail e Goodnight Irene.
Recebeu um Grammy pela carreira em 1993; em 1996, foi integrado no Rock and Roll Hall of Fame. Um dos últimos concertos em que participou foi o da tomada de posse de Barack Obama (18 Jan. 2009), em que interpretou This Land is Your Land, com Bruce Springsteen.

>>> Duas performances de Pete Seeger: primeiro, de um concerto de finais dos anos 70, Where Have All the Flowers Gone?, canção originalmente gravada em 1964, integrada no Grammy Hall of Fame em 2002; depois, Take It From Dr. King, numa rara performance televisiva, no Late Show with David Letterman (29 Set. 2008).
Segue-se a apresentação de Bruce Springsteen no concerto de comemoração dos 90 anos de Pete Seeger (Madison Square Garden, 3 Maio 2009).
Os dois últimos videos são registos televisivos que dizem respeito à mesma canção, Goodnight Irene: por The Weavers (com Pete Seeger), algures no começo da década de 50; por fim, numa interpretação de Eric Clapton num especial de Natal (1982).










>>> Obituário de Pete Seeger: New York Times + Billboard + Le Monde.
>>> Pete Seeger no Rock and Roll Hall of Fame.
>>> Entrevista de Pete Seeger à NPR (1 Jul. 2005).