domingo, dezembro 15, 2013

Peter O'Toole (1932 - 2013)

Lendário intérprete de T. E. Lawrence em Lawrence da Arábia (1962), o actor irlandês Peter O'Toole faleceu no dia 15 de Dezembro, no Wellington Hospital, em Londres, depois de doença prolongada — contava 81 anos.

* LAWRENCE DA ARÁBIA (1962), de David Lean - Diálogo simbolicamente exemplar entre T. E. Lawrence (O'Toole) e Sherif Ali Ibn El Kharish (Omar Sharif): embora resistindo ao novo nome de "El Aurence", Lawrence está já a viver como um britânico integrado no mundo árabe — ao queimar as suas roupas, El Kharish prenuncia a sua nova identidade. David Lean era um mestre a encenar estas convulsões do factor humano.

* O FUGITIVO (1980), de Richard Rush - Insólito e trágico exercício de introspecção: face ao acidente que vitimou um dos duplos a trabalhar no seu filme, o realizador Eli Cross (O'Toole) tenta encontrar um pensamento que lhe traga o apaziguamento que procura — o cinema apresenta-se, assim, como o lugar artificioso em que a nitidez da morte se pode sobrepor à vulnerabilidade da vida. E tanto mais quanto este é um filme assombrado pela ligeireza ambígua da série B.

* RATATOUILLE (2007), de Brad Bird e Jan Pinkava - Em off, escutamos a crítica do severo Anton Ego, tendo por objecto a ementa do restaurante de Auguste Gusteau: é um exercício que transcende a mera formulação de um juízo de valor, acabando por abrir a possibilidade de criticar os próprios modos de intervenção crítica — conciso, categórico e implacavelmente introspectivo, Ego existe, antes de tudo o mais, através da espantosa densidade da voz de Peter O'Toole.
* * * * *
Peter O'Toole foi um desses prodígios de um estilo que sempre conservou uma certa lógica teatral, ao mesmo tempo criando uma relação de exposição/ocultação com a câmara de filmar capaz de o transfigurar em símbolo de um cinema, realmente, maior que a vida. Dito de outro modo: ele foi um actor de um tempo em que a visão banalmente instrumental e "tecnológica" do cinema ainda não tinha decomposto o valor humano da arte de representar. Nesta perspectiva, podemos dizer que, com o seu desaparecimento, desaparece um pouco do valor humanista que ainda nos liga às memórias cinéfilas — enfim, a recente reposição de Lawrence da Arábia leva-nos a dizer que saberemos honrar a sua herança.

>>> 23 de Março de 2003: Meryl Streep entrega a Peter O'Toole um Oscar honorário.


>>> Retrospectiva fotográfica de Peter O'Toole: Digital Spy.
>>> Lawrence da Arábia/Blu-ray: High-Def Digest.
>>> "Um dia com Peter O'Toole": The Daily Beast.