quinta-feira, dezembro 05, 2013

Mandela: o mito para além da morte

A notícia da morte de Nelson Mandela não pode deixar de nos projectar num futuro em que o seu legado, obviamente, não se dissipa. Por razões também elas óbvias, tal efeito desenha-se desde a sua luta obstinada contra o Apartheid até ao papel fundamental que desempenhou na evolução da África do Sul e na sua consolidação como república parlamentar.
Esse é um processo cuja complexidade traumática está longe de estar resolvida no presente? Sem dúvida. Em todo o caso, não vale a pena alimentar utopias pueris, até porque o homem em causa nunca o fez. Neste momento de luto, lembremos apenas que Mandela foi, de facto, uma figura maior que a vida, dessas que nos ensinam que o valor da liberdade não se confunde com o triunfo da arbitrariedade, implicando a construção difícil, por certo interminável, de relações humanas em que cada indivíduo encontre espaço para a afirmação das suas próprias responsabilidades. Nesta perspectiva, Mandela não foi apenas um homem bom — é também um mito bom.

>>> MALCOLM X (1992), de Spike Lee: Nelson Mandela surge como um dos locutores do lendário discurso de Malcolm X, conhecido por "By any means necessary".


>>> Evocação de Nelson Mandela na PBS NewsHour.


>>> Trailer do filme MANDELA: LONGO CAMINHO PARA A LIBERDADE, de Justin Chadwick, com Idris Elba no papel de Mandela (estreia portuguesa: 9 Janeiro 2014).


> NELSON MANDELA (1918-2013): Business Day (Joanesburgo) + New York Times + Le Monde + BBC + CNN.