terça-feira, novembro 19, 2013
Nos 50 anos da morte de Kennedy (2)
Lembramos ao longo desta semana algumas expressões na cultura popular do impacte da morte de John F. Kennedy, hoje através de uma canção dos Human League.
Uma das canções do mítico álbum Dare!, editado em 1981 pelos Human League, evocava o assassinato de John F. Kennedy em 1963. Seconds fala de um tiro que se fez escutar à volta do mundo e dirige-se pessoalmente ao assassino dizendo-lhe que lhe bastaram segundos do seu tempo para tirar a vida a JFK. Originalmente incluída no alinhamento do álbum, a canção surgiu também depois como lado B do single Don’t You Want Me.
Mais um livro a recordar. Este, ainda por cima, acabado de publicar entre nós numa tradução para português pela Sextante. Trata-se de Libra, romance de 1988 de Don DeLillo (que na semana passada esteve em Lisboa por ocasião da edição deste ano do LEFFEST). O livro acompanha por um lado a vida de Lee Oswald e, por outro, apresenta os bastidores de um plano secreto que visava a realização de um atentado (que deveria falhar o tiro) contra o presidente, com vista a agravar as relações dos Estados Unidos com Cuba e levantar o cenário de uma eventual ação contra Castro.