sexta-feira, setembro 27, 2013

Queer Lisboa 17 (dia 8)


O oitavo dia do Queer Lisboa 17 propõe um mergulho pelo universo das grandes heroínas nascidas no cinema e na BD em Wonder Women! The Untold Story of American Superheroes, documentário que passa na Sala 3 às 21.30. É também um dia importante para a secção Queer Art com uma sessão, também na Sala 3, pelas 19.15, que vai apresentar os filmes O Corpo de Afonso, de João Pedro Rodrigues, Gingers de António da Silva e Filme Para Poeta Cego, de Gustavo Vinagre. É também o dia 1 da nova secção In My Shorts, com filmes criados por alunos de escolas de cinema.

Já a seguir fica um destaque para uma outra das sessões desta edição do Queer Lisboa 17, com um texto de minha autoria que integra o catálogo do festival (e a sua expressão online).


In The Name Of
(Sala Manoel de Oliveira, 22.00)


Há uma curiosa coincidência entre O Padre, filme de 1994 de Antonia Bird (sobre um padre dividido entre uma conduta católica conservadora e uma vida secreta partilhada com um amante) e In The Name Of... (título internacional para W imie...), que este ano conquistou o Teddy Award (para melhor longa metragem de temática gay e lésbica) na Berlinale e, depois, arrecadou o Grande Prémio do Festival de Istambul: ambos são histórias de desejo no masculino realizadas por mulheres.

Realizado por Malgoska Szumowska, In The Name Of… leva-nos à Polónia rural dos nossos dias, focando em concreto o espaço quotidiano de um centro de reabilitação de delinquentes, que tem no padre da paróquia a sua figura central de autoridade e referência. Adam (interpretado por Andrzej Chyra) é um jovem padre que, fora do altar e da sacristia, veste como qualquer outro homem, ajuda nas obras de construção em que o grupo está envolvido, faz jogging na floresta e ouve música num leitor de mp3. O desejo que nele despertam os outros do mesmo sexo, em particular Lucasz, um estranho e algo distante elemento desta comunidade, fazem-no questionar não só sobre a sua sexualidade mas a própria razão da sua vocação.

Com uma câmara observadora, que alia uma demanda realista a um sentido poético, o filme reflecte sobre identidade e fé, mas também levanta debates sobre a relação da comunidade com a homossexualidade e o desejo homossexual entre figuras do clero. Longe de procurar uma abordagem moral (e, muito menos, moralista), In The Name Of… toma a figura de Adam como a de um homem dividido entre o desejo e o que toma como dever. Vive as suas fragilidades, amplificando na sua figura um paradigma de solidão. E retrata a forma como a Igreja reage com algumas das questões levantadas, procurando a realizadora contribuir assim para um debate do nosso tempo.