quarta-feira, agosto 21, 2013

Elmore Leonard (1925 - 2013)

Autor de dezenas de contos e romances, no registo policial ou tendo por cenário a epopeia do Oeste, Elmore Leonard simbolizou nas últimas seis décadas a grande literatura popular americana; faleceu no dia 20 de Agosto, em sua casa, em Bloomfield Hills (arredores de Detroit), cerca de um mês depois de ter sofrido um ataque cardíaco — contava 87 anos.
Nascido em Nova Orleães, Leonard viveu a maior parte da sua existência em Detroit, para onde a família se mudou em 1934. Formado em Inglês e Filosofia, começou a publicar contos no começo da década de 50. O seu primeiro romance, The Bounty Hunters, surgiu em 1953.
Passaram-se poucos anos até o cinema e a televisão se interessarem pelo seu trabalho. Assim, em 1956, o conto Moment of Vengeance era adaptado para uma emissão do pequeno ecrã, CBS - Schlitz Playhouse of the Stars; no ano seguinte, 3:10 to Yuma dava origem ao western homónimo, dirigido por Delmer Daves, com Glenn Ford e Van Heflin nos principais papéis.


Senhor de uma narrativa ao mesmo directa e abstracta, intelectual e sexual, contundente e aberta a todas as formas de imaginário, Leonard distingue-se por uma espécie de realismo paradoxal, exterior e interior, que deu origem a alguns invulgares momentos de cinema. Inspirado na história The Captives, o filme The Tall T (1957), de Budd Boetticher, é um dos primeiros grandes exemplos. Outro é Hombre/Um Homem (1967), de Martin Ritt, com Paul Newman, um dos westerns emblemáticos do chamado período "revisionista", com uma carga psicológica individual, e individualista, bem diversa das matrizes clássicas.
Entre os títulos mais populares, inspirados nas suas obras, incluem-se: Get Shorty/Jogos Quase Perigosos (1995), de Barry Sonnenfeld, Jackie Brown (1997), de Quentin Tarantino, e Out of Sight/Romance Perigoso 1998, de Steven Soderbergh — este último, protagonizado por George Clooney e Jennifer Lopez, é um exemplo particularmente feliz de adequação entre a escrita ágil de Leonard e o sentido de austeridade (financeira & espectacular) da mise en scène de Soderbergh.


Entre as preciosidades a que se obra deu origem inclui-se o magnífico Touch (1997), de Paul Schrader, baseado no romance homónimo, sobre um jovem que parece ter o dom de curar doentes... Leonard referia-se com especial prazer ao tempo que passou a escrever o livro, "imaginando coisas místicas a acontecer a uma pessoa vulgar num cenário contemporâneo". Touch nunca estreou nas salas portuguesas, embora tenha sido editado em DVD. Com um elenco que inclui Skeet Ulrich, Christopher Walken, Bridget Fonda, Gina Gershon e Lolita Davidovich, o filme tem banda sonora original de Dave Grohl (essencialmente instrumental, incluindo a canção How Do You Do).


A sua mais recente adaptação para televisão foi a série Justified (iniciada em 2010), inspirada numa personagem dos romances Pronto e Riding the Rap. Entretanto, foi concluído recentemente o filme Life of Crime, inspirado em The Switch, com realização de Daniel Schechter: a sua estreia mundial está marcada para 15 de Setembro, na sessão oficial de encerramento do Festival de Toronto. Das várias dezenas de produções que as suas histórias inspiraram, Leonard gostava de referir Jackie Brown como o seu filme preferido — encontramos essa referência nas respostas, em 2008, a um questionário da revista Time.


>>> Obituário no New York Times.
>>> Site oficial de Elmore Leonard.