sexta-feira, agosto 09, 2013

Bob Dylan em auto-retrato (parte 2)

Está quase a aparecer a décima edição da chamada "Bootleg Series", de Bob Dylan. Chama-se Bootleg Series. Vol. 10: Another Self Portrait (1969-1971) e, para além de temas de três álbuns — Nashville Skyline, Self Portrait e New Morning —, alguns deles inéditos, outros em versões alternativas, inclui o concerto de Dylan com The Band na ilha de Wight (31/08/1969).
Será, por certo, um encontro/descoberta carregado de fascínio, até porque este período, tradicionalmente menorizado pelos "puristas", corresponde a um elaborado misto de experimentação formal e desconstrução da imagem do "cantor-de-protesto". Há mesmo uma curiosa rima iconográfica, carregada de ironia: evocando a capa de Self Portrait, com um desenho do próprio Dylan,


a capa de Another Self Portrait cumpre o seu voto simbólico e volta a ser desenhada pelo próprio. Eis uma breve apresentação da edição:


Podemos encontrar informações preciosas no site de Dylan, no New York Times ou no Pitchfork. Entretanto, na Rolling Stone surge em destaque Pretty Saro, canção folk inglesa do séc. XVIII que permaneceu mais de quarenta anos como um dos temas inéditos das sessões de gravação de Self Portrait — utilizando fotografias das décadas de 1940/50/60, Jennifer Lebeau encenou-a num belíssimo teledisco.